sábado, 21 de janeiro de 2012

Fiel a Cristo no namoro


"O namoro deve ser um caminho comprometido de duas pessoas, Lado a Lado, em que ambas são importantes uma para a outra. Pode ser comparada a uma caminhada, cuja a motivação principal é o amor " (Nocet, S.O).
Gostei da definição de namoro citada acima, mas gostaria de fazer alguns complementos. O namoro deve ser, sim, um caminhar de duas pessoas comprometidas uma com a outra e as duas com Deus. E a motivação principal deve ser o amor com a expectativa do casamento. O namoro cristão deve ter como objetivo o preparo para o casamento, e não apenas namorar somente por namorar, para curtir um momento. O namoro cristão deve ser um namoro a três, duas pessoas de sexo diferente e Deus. Ele deve estar presente sempre em tudo na vida do cristão, inclusive no namoro. 


O namoro e a oração

É fundamental a oração. A oração antes de começar o namoro, quando cada pessoa pede a Deus sabedoria na escolha da pessoa com a qual irá se relacionar. Na fase de conhecimento do outro, na fase da conversa, da paquera, é importante orar, pedindo a Deus confirmação e direção. E durante o namoro é importante orar sempre.


O namoro e o compromisso 

O namoro requer compromisso. Pois ele tem um objetivo nessa bela caminhada de conhecer outra pessoa, com uma família diferente da sua, com uma história diferente da sua, com qualidades diferentes da sua, e também com defeitos. Como o objetivo final do namoro deve ser o casamento torna-se muito importante conhecer bem a outra pessoa com a qual você irá se relacionar para o resto de sua vida. Nesta fase de conhecimento é importante a transparência dos dois lados, cada um deve se mostrar como verdadeiramente é, sem "máscaras", para depois do casamento, um dos cônjuges não achar que casou com outra pessoa totalmente diferente daquela com quem namorou. Como o namoro é um compromisso, a fidelidade é fundamental, pois o namoro é uma relação de amizade e em toda amizade deve haver fidelidade e confiança.



O namoro e a santidade

O namoro cristão deve ser santo, íntegro em todos os momentos. Pedro nos orienta a nos tornar  santos em todos os nossos procedimentos (1Pe 1.15). Da mesma forma que tudo o que fizermos deve glorificar a Deus,                o nosso namoro também deve glorificar a Deus e, tenha certeza, Deus será glorificado quando o namoro dos seus filhos for um namoro santo. O namoro é um relacionamento baseado no respeito e no amor. Pois quando uma pessoa ama a outra ela a respeita. O amor deve ser prático. Mostramos o nosso amor por meio dos nossos atos e o respeito é um ato de amor. É bom sempre lembrar que, a pessoa com a qual você tem o compromisso do namoro, antes de ser o seu namorado ou namorada é o seu irmão em Cristo. Por isso, deve haver o respeito de um irmão para com o outro.


O namoro e a vida devocional

Eu acredito que a vida devocional individual influencia os nossos relacionamentos. Quando buscamos a Deus todos os dias em oração e leitura da Bíblia, estamos com os ouvidos mais atentos à vontade de Deus. O ideal ara um namoro cristão é que o casal de namorados sempre busque a Deus, tanto cada um em sua casa de forma individual quanto juntos. É importante também nunca dar espaço para a tentação. O ideal é que o casal de namorados cristãos nunca fique em um lugar sozinhos, ou mesmo em um lugar escuro. É bom que o casal de namorados também tenha líderes conselheiros para orientá-los, acompanhá-los e orarem juntos. Ser fiel a Cristo no namoro é ter um namoro santo que glorifique a Deus.

(DDC10)


Assim o casal começará a prosperar para que Deus cumpra suas promessas ! 


Um comentário:

  1. paz, muito edificante seu blog. visitando e seguindo. visite-nos tambem quando puder, abrços
    http://rcostaalves.blogspot.com

    ResponderExcluir